Spotlight – Segredos revelados (2015)

Por André Dick

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Alguns filmes adquirem, de um momento para outro, uma determinada importância que os fazem ser assistidos com mais ou menos expectativa. Alguns correspondem a ela, outros não. Quando o também ator Tom McCarthy (ele está na série Entrando numa fria, como um dos cunhados de Robert De Niro), realizou, por exemplo, O agente da estação, ainda era um cineasta em início de trajetória, e Ganhar ou ganhar mostrou sua sensibilidade, por meio da bela atuação de Paul Giamatti, enquanto Trocando os pés trouxe mais um Adam Sandler de rotina, mas com Spotlight – Segredos revelados ele acaba chamando a atenção para si e para o elenco que atrai para esta história baseada em fatos reais.
O jornal Boston Globe contava com uma equipe de reportagens especiais, Spotlight, tendo à frente Walter Robbinson (Michael Keaton), com Mike Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matt Carroll (Brian d’Arcy James) como parceiros. Eles são incumbidos pelo novo chefe, Marty Baron (Liev Schreiber), de investigar abusos por parte de padres pedófilos ligados à Igreja Católica em Boston. Trata-se de um assunto de extrema importância, sobretudo porque necessita um tratamento que não seja condescendente com o assunto. Há alguns filmes pontuais que fazem uma crítica direta à Igreja Católica e são bastante ousados, a exemplo de O poderoso chefão III, quando mostra Michael Corleone com contatos diretos dentro do Vaticano.

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O tema de Spotlight é distinto – e lida com uma questão que atinge a Igreja há alguns anos, por todas as notícias a que se tem acesso. McCarthy tinha uma linha a seguir de emotividade, no entanto, em termos narrativos, Spotlight se destaca por ser um filme de diálogos sobre uma matéria a ser feita. Parece que muito está acontecendo, e quando se percebe não chega a haver uma linha mais aprofundada de cada personagem. Eles buscam informações e se movimentam, mas o espectador dificilmente está com eles. Como na referência central do filme, Todos os homens do presidente, sobre o Caso Watergate, eles vão atrás de pessoas e poucas vão recebê-los, no entanto Pakula sabia construir um crescente de tensão e desconfiança; McCarthy parece apenas registrar fatos e colocar personagens para dizê-los sem a ênfase necessária, ao som de uma trilha sonora surpreendentemente tímida de Howard Shore.
Spotlight fica no limite da denúncia, no entanto um pouco afastado do tema que pretende abordar, por meio, principalmente, do empecilho que o direito colocaria para impedir a verdade. A questão, ao que parece, é que a importância de Spotlight não parece ser a mesma de seu tema em questão, e pelo que se vê essa mistura está sendo feita em grande quantidade, mesmo quando tem grandes momentos.
Os relatos de vítimas são muito bem feitos no início, dando ao filme uma carga dramática específica, principalmente os de Phil Saviano (Neal Huff), Joe Crowley (Michael Cyril Creighton) e Patrick McSorley (Jimmy LeBlanc), todos em excelentes atuações, por outro lado McCarthy os descarta para dar uma movimentação ininterrupta. Todos os jornalistas falam o tempo todo dos casos, não abrindo espaço para uma emoção que podem tirar deles. Nessa movimentação, é visível que se ausenta a parte que na investigação é responsável pelos acontecimentos. Quando ela surge, é de maneira um tanto encoberta, como se não quisesse mostrá-la. Ou seja, há uma pauta jornalística a ser cumprida pela equipe Spotlight; isso em termos de cinema não significa que dê um filme destacado. E é difícil acreditar que McCarthy deseja extrair um traço de humor do aviso de Matt Carroll a seus filhos.

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Com esta falta de carga dramática, as atuações têm dificuldade para se sobressair, exceto as de Mark Ruffalo e de alguns coadjuvantes (Stanley Tucci e Schreiber), principalmente Billy Crudup como o advogado ambíguo Eric Macleish e John Slattery, no papel de Ben Bradlee Jr. Keaton e McAdams, apesar de estarem bem (e admiro ambos), talvez estejam em parte desperdiçados em personagens que poderiam mais contundência. Não há traços claros da sensibilidade interpretativa que McCarthy mostrou em seus belos O agente da estação e Ganhar ou ganhar, ou a simplicidade que realçava as bordas emocionais desses filmes. Num ano em que há um filme como Juventude, é difícil considerar que Spotlight chegue perto de ter o melhor elenco.
A montagem, para um filme quase documental, é igualmente confusa e as camadas vão se sobrepondo, abandonando ideias interessantes, outras menos, porém sempre deixando para trás alguma linha pela qual o espectador poderia seguir com mais clareza para que o impacto seja devidamente atingido. À medida que Spotlight hesita em mostrar quem eram os responsáveis pelos acontecimentos, em raras exceções, o filme se sente, de certa maneira, incompleto. Não há uma clareza entre o público e o privado, não da maneira proposital que deveria, e sim para o crescimento dos personagens nessas duas redomas. A exposição do problema crucial para Boston, tão referida ao longo do filme, se torna para além do filme: não é o ponto para McCarthy. Tudo, para ele, continua e continuará em segredo, pelo menos para o espectador que acompanha a história. A verdade só poderá vir depois da notícia, e nos perguntamos se veremos Saviano, Crowley e McSorley diante de quem cometeu algo trágico em suas vidas.

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Mesmo a maneira com que McCarthy filmou sua história, com um design de produção bastante simplista (lembra um telefilme antes das produções mais recentes sofisticadas) e movimentos de câmera em parte previsíveis (algumas conversas são acompanhadas pelas costas dos personagens, mas nunca recebem um significado mais amplo), incomoda. Além disso, a redação de jornal não se confirma como um lugar atrativo e os cenários além dela são dispersos e pouco numerosos. McCarthy opta por uma certa secura visual, como se isso desse a ele mais efetividade no tratamento do tema.
E ele realmente não consegue solucionar a montagem da melhor maneira. Não era o objetivo, claro, mostrar a amizade entre os repórteres; o problema é que em Spotlight não há um elo de ligação evidente que os torna uma equipe, e isso é sentido no resultado final, que parece absorver toda a emoção que haveria nos relatos originais, entregando apenas o que seria impresso. Isso acaba criando um afastamento inevitável do espectador que percebe esse impasse na narrativa de McCarthy, de que os personagens são apenas o elo para uma denúncia de impacto enorme (o final mostra muito bem essa característica, especialmente) e não, como em Todos os homens do presidente, também figuras intrinsecamente ligadas ao assunto, exceto a do personagem feito por Ruffalo, ao menos em termos de convencimento cinematográfico. O editor feito por Keaton é um exemplo. É isto o que mais chama a atenção ao fim de Spotlight: a vida dessas pessoas prejudicadas tragicamente por padres pedófilos parece, antes de tudo, servir apenas a uma matéria, e o roteiro acaba por se ressentir de um acabamento: aquele que faz do espectador também parte daquela emoção. Para o que gostaria de ser, falta, na verdade, um editor para Spotlight.

Spotlight, EUA, 2015 Diretor: Tom McCarthy Elenco: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachael McAdams, Liev Schreiber, Stanley Tucci, Billy Crudup, John Slattery, Len Cariou, Neal Huff, Michael Cyril Creighton, Jimmy LeBlanc Roteiro: Josh Singer, Tom McCarthy Fotografia: Masanobu Takayanagi Trilha Sonora: Howard Shore Produção: Blye Pagon Faust, Michael Sugar, Nicole Rocklin, Steve Golin Duração: 128 min. Distribuidora: Sony PicturesEstúdio: Anonymous Content / Participant Media / Rocklin / Faust

Cotação 2 estrelas e meia

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2 Comentários

  1. André,

    Mais uma vez tenho que discordar de você, apesar de respeitar teu texto e argumentos.

    Vamos aos pontos:

    1) Spotlight é um filme sobre jornalismo. Sobre o processo de construção de uma tese jornalística. Não é um filme denúncia contra os casos de pedofilismo dentro da igreja católica, por isso, os casos são pouco explorados dramaticamente no filme. Na verdade, ofoco de McCarthy era mostrar os jornalistas em atividade e não os drama dos abusados.

    2) Penso que McCarthy acerta ao simplificar as coisas na direção das cenas, ainda que possa parecer com um telefilme, pois, ao optar pela simplicidade, ele chama atenção para a história.

    3) Ele também acerta ao utilizar-se de uma câmera objetiva, pois no coloca como personagem do filme que, como os jornalistas da equipe Spotlight, vai elaborando e relaborando a tese de maneira lenta, a partir da construção das provas.

    Em síntese, ainda que Spotlight não seja uma obra-prima do cinema, trata-se de um filme muito bom e que deve ser assistido, pois, em tempos de jornalismo denúncia sem investigações, Spotlight nos ensina que denunciar exige pesquisa, coragem, competência e uma dose de sorte.

    Abraços!
    Carlos Lira

    Responder
    • André Dick

       /  25 de janeiro de 2016

      Prezado Carlos,

      Está ficando estranho você assinalar pontos do meu texto apenas quando diverge deles. Quando há argumentos seus parecidos com os dos meus textos (Creed, A grande aposta), não faz referência a nenhuma linha argumentativa. Isso não me parece correto.
      O texto sobre Spotlight penso que fale por si só, e realmente não me estenderia nos meus argumentos, mas preciso reiterar. O filme poderia ser sobre o jornalismo e não sobre o drama dos abusados. Pode-se, mais ou menos, usar como comparação tanto Todos os homens do presidente, já referido, ou Zodíaco, de David Fincher. Bem, não há comparação: Spotlight falha nessa construção sobre os jornalistas; em nenhum momento, particularmente, senti empatia por eles, a não ser pelo personagem de Ruffalo. Que o filme não queira mostrar o drama dos abusados, é uma meia-verdade: ele começa fazendo isso (e quando o filme tem uma aproximação mais direta) e depois desiste, porque, na verdade, McCarthy não quer criar uma divergência com a Igreja Católica. Isso é nítido: ele lança a denúncia, mas nunca se aprofunda e nos dá a chance de ver realmente o pano de fundo dessa história. Basta ver a entrevista de Mark Ruffalo com Jimmy Fallon para perceber isso.

      Seu segundo argumento é a desculpa que mais vejo para a “simplicidade” de McCarthy. Ora, simplificar as cenas e os cenários não significa também impedir a história de ser interessante. A meu ver, Spotlight falha como estilo e substância.

      Quanto ao terceiro ponto, seria uma particularidade de cada espectador perceber isso ou não. Eu não percebi, pois não me envolvi com a narrativa: as provas vão sendo jogadas sem nenhuma elaboração ou criatividade na montagem.

      Em relação aos valores que ressalta em Spotlight, eu diria que eles existem independente do filme. Vemos a imprensa fazer seu papel dia a dia. Há histórias escabrosas a cada hora, e dificilmente saberíamos se não fossem os verdadeiros jornalistas. Eles mereciam, sem dúvida, um filme melhor do que Spotlight.

      Responder

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